Amizade é uma coisa complexa. Muito mais do que o amor romântico ou a paixão arrebatadora, pois esses tem regras tão mais discutidas e claras. Já quando estamos "entre amigos" esse jogo fica bem mais nebuloso, é um terreno onde tudo é permitido e pode ser superado em prol da construção dessa amizade. Acho que o principal motivo disso é que as coisas ruins entre amigos, as brigas, os rompimentos, tudo isso é muito mais aceitável e serve inclusive para reforçar a amizade - sem aquele cunho brega que as retomadas tem em um relacionamento romântico. As grandes brigas e os tempos separados fazem parte dos grandes amigos.

O problema é que, com isso, começamos a perdoar tudo, a relevar tudo, a deixar tudo passar, acreditar que a amizade é verdadeira e vence tudo e... e quando vamos nos dar conta tanto tempo foi investido e desperdiçado em um relacionamento que, como qualquer outro, estava fadado ao fracasso.

Acho sim que ser amigo é acima de tudo aceitar o outro a amá-lo exatamente como ele é, mesmo que não suporte algum de seus defeitos. Mas a balança tem que sair positiva. Tem que ter algo em troca. E às vezes a gente não vê que esse algo em troca não está vindo. Nunca vem. Nunca.

Nesses momentos o que resta é cortar e aceitar que nunca foi amizade, apenas um coleguismo fugaz de repartição.


Tecnologia do Blogger.