Bonjour Tristesse!
by Francoise Sagan


Então acabei de ler o primeiro dos meus 20 livros. Achei que foi uma boa escolha para começar, uma história que tem ritmo e que realmente despertou meu interesse. A protagonista Cecile e suas dúvidas em relação às suas atitudes na trama são bem desenvolvidas, o jeito como ela internamente luta com seus sentimentos cruéis e infantis. Ao mesmo tempo, dá para entender o medo das mudanças que a entrada de Anne na vida de seu pai iriam causar, de modo que você consegue sentir as questões morais batendo de um lado e de outro.
O final é supreendente, trazendo um acontecimento que você não "suspeita" que iria acontecer, apesar de que em alguns momentos a história curta (cerca de cento e poucas páginas) poderia ser melhor desdobrada. Falta aquele quê de profundidade, o elo entre você e os personagens não se forma nessa história. Acho também que o clímax acontece abruptamente e apenas as páginas finais, de modo que não dá muito para "saborear" o momento.
A constatação de que na vida mesmo os fatos mais obscuros e densos podem se tornar "apenas uma história de verão" foi muito boa. Acho que os últimos parágrafos de fato salvam o livro do comum e o transferem (parcialmente) para o inesquecível.


Tecnologia do Blogger.